Xô, vergonha! Veja como ajudar o seu filho a vencer a timidez

Vergonha-crianças -3Palavrinhas

Não são apenas os adultos que enfrentam a timidez, independentemente da intensidade, as crianças, a partir dos primeiros anos de vida, também sentem vergonha. Algumas ficam incomodadas quando estão perto de muitas pessoas, outras se sentem desconfortáveis ao fazer novos amiguinhos, e tem aquelas que evitam expor alguma opinião.

Existem vários casos que demonstram que o seu filho é tímido e ter esse sentimento é normal, porém, quando de forma excessiva, pode atrapalhar o desenvolvimento da criança. Na escolinha, ela tende a se recusar em esclarecer as suas dúvidas ou apresentar os seus trabalhos. Ela também terá dificuldades em fazer novas amizades e, além disso, até a fala pode ser afetada.

Para que o seu filho não fique prejudicado pela timidez, separamos algumas dicas de como os pais podem ajudar. Veja abaixo:

– Elogie

As crianças também precisam receber elogios. Isso gera autoconfiança e elas se sentem capazes de enfrentar as situações que antes seriam vergonhosas. Então, diga para a criança algo positivo quando ela fizer algo correto ou tiver uma boa atitude.

– Seja exemplo

Os filhos tendem a reproduzir as mesmas atitudes dos pais ou até mesmo dos irmãos mais velhos. Sendo assim, faça com que a bençãozinha tenha bons exemplos. Demonstre confiança e tranquilidade frente às situações desafiadoras, assim ele também mudará o seu comportamento.

– Incentive

Foto: pixabay.com

Foto: pixabay.com

Os pais são essenciais no desenvolvimento dos filhos. Contribua para esse progresso. Motive a interação com outras crianças. Se conseguir, convide os coleguinhas dele para um momento agradável em sua casa. Além disso, peça para ele sempre compartilhar suas ideias e tudo que fizer. Com a sua ajuda, ele ficará bem mais confiante para enfrentar a sua timidez.

– Desenvolva a autonomia

Além de incentivar o seu filho, colabore para a sua independência. Pais que geralmente são superprotetores e educam de forma muito rígida, fazem com que a criança se reprima, levando a timidez. Desta forma, permita que ela faça algumas tarefas sozinha e mostre que você acredita na sua capacidade. Claro, tudo com a sua supervisão.

– Cuidado com o que fala

Em determinadas situações os pais costumam falar o que passa à cabeça, porém, dependendo do que disser, pode constranger e inibir o pequeno. Evite falar que ele é tímido, tem muita vergonha, ou evidenciar os seus defeitos. Ao contrário, use palavras que aumentam a sua autoestima e confiança.

Papai e mamãe, com a sua ajuda o seu filho pode se tornar mais confiante e lhe dar melhor com a timidez. Além das dicas, ore com a bençãozinha, assim ela se sentirá mais segura. Se necessário, busque alguma ajuda profissional, o soldadinho e florzinha de Jesus te agradecerá!

Leia também:

5 dicas para estimular a inteligência emocional do seu filho