Veja o que não falar ao seu filho!

Foto: pixabay.com

Foto: pixabay.com

Apesar do amor incondicional pelas bençãozinhas, disciplinar os filhos não é uma tarefa muito simples. Educar demanda uma série de cuidados para que as palavras de correção não influenciem negativamente na personalidade da criança.

Para te ajudar, listamos o que você não deve dizer ao seu filho. Veja:

– Não rotule com palavras negativas!

Ninguém merece escutar palavras que inferiorizam o seu caráter. Se o seu filho teve um comportamento que não lhe agradou, diga a ele sem afetar a sua autoestima. Não o rotule como chato, bagunceiro ou chorão, pois ele realmente pode se sentir uma criança com tais características.

– Evite comparações!

Os pais, em alguns casos, tendem a comparar o filho com outras crianças. Mesmo que você faça essa comparação em sua mente, não fale. Lembre-se de que cada criança tem o seu tempo, e, de acordo com o que diz, ela pode se sentir inferior, menosprezada e rejeitada. Então, não diga: “Aprenda com o seu irmão/primo/amigo”, “Aquela criança fica quieta e você não!”, “Você é o único que está chorando”. Ao contrário dessas palavras, faça com que ele se sinta especial para você.

O 3Palavrinhas tem uma música muito legal para você cantar com o seu filho e mostrar o quanto ele é especial.  Acesse aqui e mostre para ele.

– Nada de mentiras!

A mentira, em qualquer relacionamento, não é legal. O hábito de mentir para a criança, pode quebrar a confiança que o seu filho tem em você. O mesmo vale para as falsas promessas. Então, fale apenas a verdade!

– Não reprima o seu filho!

As crianças também têm emoções e esperam nos pais o consolo. Infelizmente, é comum as frases: “Engole o seu choro”, “Você chora por tudo”, “Ria mais baixo”, etc. Tais palavras reprimem a forma da criança se expressar e ela pode crescer guardando ressentimentos.

Lembre-se de que educar não é sinônimo de ofender ou constranger. Use todo o seu amor e diga palavras para animar e incentivar o seu filho. Sempre fale o quanto ele é amado e tenham um ótimo relacionamento.