Veja como deixar o estudo bíblico mais atrativo para as crianças !

3Palavrinhas - estudo bíblico - blogpost

 

A Escola Bíblica Dominical (EBD) é muito importante para qualquer pessoa. Conhecer a Bíblia é fundamental para quem deseja obedecer a Deus e ser abençoado. É nela que encontramos a luz para os nossos caminhos, assim, como está escrito no Salmo 119:105: “A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho”.

Apesar de ser tão importante, deixar os pequenos concentrados não é uma tarefa tão simples. Seguem dicas para atrair a atenção das bençãozinhas.

– Linguagem

Para cada idade existe uma forma de comunicação específica e as crianças correspondem muito mais fácil quando está sendo utilizada a linguagem que eles usam. Então, use uma comunicação lúdica. Evite usar a norma culta ou palavras muito difíceis, claro, que sem fugir da pronúncia correta. Sabia que existem Bíblias com linguagem voltadas para eles? Assim eles vão curtir e aprender muito mais!

– Aulas dinâmicas

Somente ler e reler a Bíblia ou algum estudo é bastante cansativo para os alunos. Então, evite ficar só lendo; seja dinâmico e elabore aulas diferentes. Você pode ensinar de várias formas: faça teatros, use bastante imagens, coloque vídeos e filmes e explore as músicas. Uma ótima sugestão são as músicas do 3Palavrinhas. Clique aqui e leve essa sugestão para a sua classe!

– Participação

Outra forma de atrair a atenção dos soldadinhos e florzinhas de Jesus é estimular a participação deles. Faça perguntas, e, se na sua turminha têm crianças que já sabem ler, deixe com que eles ajudem na leitura. Além disso, peça para convidarem os amiguinhos. Deixe que eles participem e se sintam colaboradores da EBD.

– Aborde questões curiosas

A Bíblia tem diversos temas, então escolha aqueles que são mais interessantes de acordo com a idade dos seus alunos. A partir do tema escolhido, levante os pontos que estimulam ainda mais a curiosidade. Por exemplo: ao falar sobre Matusalém, comente sobre sua idade de 969 anos, com certeza eles vão ficar bem ligados na história.

– Reúna em lugares diferentes

O estudo bíblico não precisar ser somente dentro de um lugar fechado. Vocês podem se reunir em parques e ainda sim aprender muito sobre a Bíblia. Além disso, pode ser feito um piquenique e ter um momento para brincadeiras.

É bom lembrar que essas são formas de ajudar a aumentar a concentração e consequentemente a aprendizagem das crianças, mas a Palavra de Deus não pode ser alterada. Antes de tudo, ensine que a Bíblia deve ser levada a sério e mostre a importância de conhecer esse livro tão precioso. Tenha uma ótima EBD!