Trabalhando o verdadeiro significado do Natal com as crianças

JESUS_NATAL

Faltam poucos dias para o Natal, uma das datas festivas mais celebradas em todo o mundo. Para muitos, é tempo de unir a família, trocar presentes, usar roupas novas, comer comidas gostosas e montar a famosa árvore de natal, que as crianças tanto amam. Mas será que é só isso? Não! Tem algo muito mais importante.

Natal representa o nascimento de Cristo, que veio ao mundo para nos trazer a salvação, assim como está escrito em João 3:16: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.”

Amamos a Deus, então devemos celebrar o seu nascimento, pois Ele merece toda a nossa honra e é muito importante que as bençãozinhas também tenham essa consciência. Sendo assim, veja como trabalhar o verdadeiro sentido do Natal com o seu filho:

– Faça um culto doméstico bem alegre

Para exemplificar a celebração do nascimento de Jesus, faça um culto doméstico bem alegre e diga para o seu filho que isso será em comemoração ao “aniversário” de Jesus.  Se achar melhor, encha balões, peça para ele fazer uma cartinha, agradecendo a Cristo pela sua vida, e use a criatividade. Além disso, ore com o pequeno por essa data tão especial.

– Conte uma história

As crianças amam escutar histórias. Então, uma forma de ensinar o verdadeiro sentido do Natal é contando a história do bebê Jesus. Fale sobre os seus pais, conte que Ele nasceu em uma manjedoura… conte tudinho, segundo o que está na Bíblia (referências em Mateus e Lucas). Fale também sobre toda a vida de Jesus. Assim, você pode aproveitar e já explicar sobre as outras datas comemorativas, como a Páscoa.

Ensine os valores da data

Como já sabemos, Natal não é para fins comercias e sim para representar Jesus. Desta forma, aproveite a data e ensine valores que o Pai nos ensinou. Jesus é amor, então, manifeste o seu amor pelo próximo. Junto a criança, doe alimentos, roupas, brinquedos e ore pelas pessoas necessitadas. E não faça isso apenas no Natal, mas que durante todo o ano você seja um exemplo!

Essas são algumas dicas para que a criança aprenda sobre o verdadeiro sentido do Natal. E não se esqueçam de orar e agradecer a Deus pelo seu filho Jesus. Tenham um Feliz Natal com a doce presença de Cristo em sua casa!