Tarefas domésticas: crianças podem ajudar?

Dúvidas sobre com qual idade as crianças podem ou não contribuir com algumas tarefas de casa costumam surgir na cabeça dos pais, não é mesmo? A turminha do #3Palavrinhas tem uma ótima notícia para vocês. Segundo especialistas, mesmo com pouca idade, a florzinha e o soldadinho de Jesus já possuem capacidade motora suficiente para desempenhar uma série de atividades.

Porém, antes de qualquer coisa, é preciso que o papai e a mamãe saibam: jamais obriguem e passem algo difícil de fazer ou que coloque em risco a segurança da bençãozinha. Respeite o desenvolvimento do filho de vocês.

A turminha listou algumas tarefas que podem ser dadas de acordo com a idade de cada criança. Confira:

crianca-afazeres-domesticos-1

2 anos: comece com afazeres simples e prazerosos. Como ainda é bem pequenininha, ensine-a, por exemplo, a guardar os brinquedos em um local específico. A princípio ela vai pensar que se trata de uma brincadeira, mas com o tempo conseguirá entender a importância da organização;

3 e 4 anos: como as crianças já estão maiorzinhas, nessa faixa etária é possível começar a arrumar a mochila da escola e levar o prato de comida e copo do suco até a pia. Comece a pedir que os pequenos ajudem a organizar a casa. Exemplo: tirar os sapatos de debaixo da cama e colocar a roupa suja no cesto;

De 5 a 7 anos: agora sim! Nessa fase a criança já sabe o que é organização. Ela já pode começar a esvaziar a lixeira sem colocar os objetos na boca ou fazer aquela bagunça. Outra dica é ensiná-la a dobrar a roupa e a estender a cama.

crianca-afazeres-domesticos-2

Acima de 8 anos: chegou o tempo de bênçãos. O filho agora consegue desempenhar tarefas um pouco mais complexas sem se machucar ou quebrar objetos. Você pode colocá-lo para ajudar a arrumar a mesa, limpar o quarto e organizar roupas e brinquedos. A criança também consegue carregar – desde que não sejam muito pesadas – sacolas de compras, alimentar os animais de estimação e ainda auxiliar nos cuidados com o irmãozinho mais novo.