Sansão: O homem que tinha toda a força nos cabelos

Foto: unsplash.com.br

Foto: unsplash.com.br

A Bíblia tem muitas histórias legais com as quais podemos aprender muito e ensinar as bençãozinhas. Elas também nos servem de exemplo e nos fazem ver que devemos ter cuidado com o que falamos e com quem andamos. Um exemplo é a história de Sansão. Ele era um homem muito forte e usado por Deus para proteger o povo de Israel, mas ele se aproximou de quem não deveria e falou o que não podia. Vamos conhecer essa história que começa quando Sanção ainda nem era nascido!

O anjo de Deus aparece aos pais de Sansão

Certo dia, um anjo apareceu para uma mulher que não podia ter filhos e disse que o Senhor lhe daria um filho muito forte cujas forças estariam em seu cabelo, por isso, não poderia cortá-los.

O anjo também disse que esse menino livraria Israel dos filisteus, que eram homens maus. Quando o bebê nasceu, os seu pais colocaram o nome dele de Sansão! Ele foi crescendo e seus pais não cortavam seu cabelo, assim, como o anjo tinha dito.

Certo homem de Zorá, chamado Manoá, do clã da tribo de Dã, tinha mulher estéril. (Juízes 13.2)
Certo dia o anjo do Senhor apareceu a ela e lhe disse: “Você é estéril, não tem filhos, mas engravidará e dará à luz um filho. (Juízes 13.3)
e não se passará navalha na cabeça do filho que você vai ter, porque o menino será nazireu, consagrado a Deus desde o nascimento; ele iniciará a libertação de Israel das mãos dos filisteus”.(Juízes 13.5)

Sansão mata um leão e vence um exército de mil homens

Quando Sansão já estava adulto, ele ficou de frente à um leão. Deus o deixou tão forte que ele conseguiu matar o animal com as próprias mãos. Isso foi um grande acontecimento, mas não parou por aí. Depois disso, o Espírito do Senhor o fortaleceu novamente e ele enfrentou e venceu o exército dos filisteus com mil homens.

Os filisteus sabiam da força de Sansão e queriam combatê-lo de todas as formas. Eles o amarraram e fizeram muitas outras coisas, mas, ele era tão forte que não conseguiam detê-lo.

Sansão conhece Dalila e perde sua força

Um dia, Sansão conheceu uma mulher pela qual se apaixonou. Era Dalila, uma pessoa má que desejava descobrir de onde vinha sua força para que ele fosse destruído.

Então, certo dia, os filisteus ofereceram dinheiro para que Dalila contasse onde estava a força do seu companheiro. Ela sempre perguntava para ele, até que um dia ele disse que sua força estava em seu cabelo e caso ele fosse cortado perderia suas forças.

Dalila mandou chamar os filisteus e trazer o dinheiro, pois ela já sabia o segredo de Sansão. Logo depois, ela fez com que Sansão dormisse e cortou os seus cabelos. Dalila ainda o acordou dizendo que os filisteus estariam indo até ele. Sansão não sabia o que ela tinha feito, então, não se apavorou, pois pensava que ainda era forte.

Quando Dalila viu que Sansão lhe tinha contado todo o segredo, enviou esta mensagem aos líderes dos filisteus: “Subam mais esta vez; pois ele me contou todo o segredo”. Os líderes dos filisteus voltaram a ela levando a prata. (Juízes 16.18)
Fazendo-o dormir no seu colo, ela chamou um homem para cortar as sete tranças do cabelo dele, e assim começou a subjugá-lo. E a sua força o deixou. (Juízes 16.19)

Sansão é prezo e fica cego

Os filisteus chegaram e, desta vez, conseguiram pegar Sansão. Eles o prenderam e furaram os seus olhos, o deixando cego. Depois fizeram uma grande festa, com muitas pessoas para zombarem dele. Durante a festa, eles brincaram de forma maldosa com Sansão, então, ele ficou muito triste e pediu a Deus para que aquele momento acabasse.

Deus escutou a sua oração e lhe deu muita força. Ele ficou tão forte que conseguiu derrubar as pilastras da casa e tudo veio à baixo. Todos morreram, inclusive Sansão.

Essa história está em Juízes, a partir do capítulo 13 até o 16 e nos faz ver que nossa força não está em nós mesmos, mas sim em Deus. Assim, como Sansão não podia cortar os cabelos que ficaria fraco, nós também nos tornamos fracos sem a presença de Deus.

Com essa história, também podemos lembrar que devemos cuidar do que Deus nos dá. O Senhor deu a força a Sansão e já tinha dito que ela estava em seu cabelo, então, ele deveria ter tomado bastante cuidado com o que Deus lhe deu. Assim também devemos fazer e cuidar de tudo que o Senhor nos dá.

Leia essa história para a bençãozinha e veja o que mais ela aprendeu com Sansão! Boa leitura!