O meu filho tem dificuldade para dormir? O que eu faço?

Foto: pixabay.com

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O sono é muito importante para o desenvolvimento infantil, no entanto, muitas crianças têm dificuldades para dormir, inclusive, os bebês. Alguns não conseguem pegar no sono, outros acordam a noite toda, deixando os pais sem saber o que fazer.

Cerca de 40% dos bebês sofrem do distúrbio chamado parassonia, transtorno em que a criança desperta agitada e chorando. Fora esse, as bençãozinhas também podem sofrer com ronco, insônia, apneia do sono, síndrome das penas inquietas, ansiedade, entre outros fatores que prejudicam a hora de dormir.

Independentemente do que seja, veja como ajudá-lo a ter um sono melhor:

– Crie uma rotina

É imprescindível que a hora de dormir entre na rotina do seu filho. Próximo da hora de dormir, dê um banho, escove os seus dentinhos, coloque um pijama e leve-o até a cama. Tudo de forma tranquila, para que ele não fique irritado ou agitado. Com o tempo, ele entenderá que quando começar este processo já estará próxima a hora de dormir.

– Evite estímulos

Brincar é muito bom, mas evite brincadeiras muito agitadas perto do período do sono. Prefira atividades mais tranquilas, como colorir, ler, inclusive, pode ser um momento para lerem à Bíblia e orar juntos. Além disso, aproveitem para conversar e fortalecer o vínculo familiar. Claro, não se esqueça da rotina!

Evite também aparelhos eletrônicos, e alimentos ou bebidas que têm em sua composição cafeína, como chocolate e refrigerante.

– Ofereça um lugar adequado

É muito importante que a criança tenha o seu cantinho para dormir. Isso faz com que ela se habitue com o espaço e tenha um sono melhor. Além do mais, minimiza a dependência do filho em dormir apenas com os pais.

Em seu quartinho, evite bagunça, diminua as luzes e ruídos, pois o ambiente influencia no sono. Para melhorar, coloque uma música calma e bem baixinha. Uma ótima sugestão é o CD “Hora de Dormir”, do 3Palavrinhas, com músicas específicas que ajudam nesse momento. (compre aqui)

– Ensine sobre o dia e a noite

Desde bebê, já crie situações para que o seu filho distingue o dia e a noite.  Use táticas como mostrar a luz durante o dia e o escuro de noite. Assim, ele logo associará a escuridão com a noite e, por consequência, a hora de dormir.

– Seja rápido ao ajudar

Quando o seu filho acordar durante a noite, seja breve ao tranquilizá-lo. Mostre que ele pode confiar em você, acalme-o e peça para ele voltar a dormir. Caso contrário, ele pode sair da rotina e acordar constantemente esperando por você.

Se você seguir as dicas e o seu filho continuar com dificuldades em dormir, por mais de uma semana, leve-o ao pediatra para que haja um devido tratamento. Desejamos boas noites de sono para todas as crianças!