O abraço vai além do afeto e tem grandes benefícios na vida da bençãozinha

Foto: pixabay.com

Foto: pixabay.com

Um abraço é muito bom, não é mesmo? E quem não gosta de dar um abraço bem apertado no filho? Sabia que o seu abraço vai muito além de um simples ato de afeto? Para que você tenha ainda mais motivos para abraçar sua bençãozinha, listamos 6 benefícios de um abraço bem carinhoso!

Aumenta o vínculo entre pais e filhos

É muito importante o contato durante a infância, pois é a oportunidade para os pais e filhos se aproximarem ainda mais, estreitarem as relações e aumentarem a segurança e confiança. Além disso, faz com que a criança se sinta aceita e amada pelos pais.

Aumenta a autoconfiança, diminuindo o medo

Uma criança que sempre recebe abraço dos pais sente que nunca estará sozinha, e que em alguma situação de medo terá alguém para protegê-la. Então, o abraço também aumenta a autoconfiança dos soldadinhos e florzinhas de Jesus.

Foto: pixabay.com.br

Foto: pixabay.com.br

Faz bem para a saúde 

Por incrível que pareça, o seu abraço pode ajudar a amenizar dores. No caso dos bebês prematuros, ajuda significativamente no ganho do peso. Algumas maternidades aderiram a essa aproximação como auxílio no tratamento desses bebês. Além disso, o abraço aumenta a imunidade da criança. Um máximo, né?

Colabora com o crescimento e desenvolvimento da bençãozinha

O cérebro conta com muitos estímulos quando falamos do desenvolvimento e crescimento da bençãozinha. Agora, olha que interessante! O toque provocado pelo abraço é um dos melhores estímulos. Quando você abraça seu filho, o cérebro é estimulado por meio do toque e isso contribui diretamente para o desenvolvimento saudável da criança. Em um estudo, pesquisadores avaliaram que bebês que tiveram 20 minutos a mais desse estímulo durante 10 semanas receberam pontuações mais altas nas avaliações de desenvolvimento. Ou seja, abrace bastante sua bençãozinha.

Equilíbrio emocional 

Outro benefício do abraço é que ele ajuda a controlar as emoções das crianças. Todo afeto, cuidado e o toque do abraço fazem com que seja liberado no sangue o hormônio ocitocina ou oxitocina, que é um hormônio muito importante para o corpo. Ele relaxa, ajuda no equilíbrio emocional e até mesmo combate a depressão. Ele também ajuda as crianças a se acalmarem em situações de estresse, então, se sua criança estiver nervosa de sono, fome, ou por alguma outra situação, não hesite e dê um abraço.

Educação

Ao contrário do que muitos pensam, o abraço não representa só um mimo à bençãozinha, é uma forma de educar e ajudar nas situações de birra. Neste caso também tem o efeito da ocitocina, ou seja, quando a criança é abraçada se calma e muda suas atitudes.

Abraçar é demonstrar carinho e amor e só conseguimos ensinar amor para nossas bençãozinhas amando. Então, abrace e curta muito seu soldadinho e florzinha de Jesus! Ah, um forte abraço da turminha!