Moisés e os escravos do Egito

2017-11-28_MOISES

Todos nós podemos ser usados por Deus para abençoar outras pessoas… amém irmãozinhos?! Moisés é um dos exemplos bíblicos que nos mostra isso. Ele foi usado pelo Senhor para libertar o povo Hebreu das mãos de Faraó. Veja essa incrível história.

– Moisés chega em um cestinho 

Há muito tempo, no Egito, havia um rei muito mal. Era o Faraó, que não gostava do povo Hebreu, pois eles adoravam a Deus. Então, o rei começou a maltratá-los e os fez escravos.

Um certo dia, Faraó deu uma ordem muito má: pediu para que todos os bebês meninos, filhos dos hebreus, fossem jogados no rio. Uma determinada família, na esperança de salvar o seu filhinho, o colocou em uma cestinha e a deixou na beira de um rio. O cestinho percorreu um longo caminho, até chegar na filha de Faraó, que pediu a seu pai que ficasse com a criança.

A família do Rei ficou com o menino e começou a criá-lo como filho, dando o nome de Moisés. Ele foi crescendo e viu como os Hebreus eram maltratados. Moisés vivia no palácio do rei, porém, para defender aquele povo, fez uma coisa que desagradou ao rei e precisou fugir para não ser castigado.

– Moisés escuta a voz de Deus

Imagem: pixabay.com

Imagem: pixabay.com

Ao fugir, Moisés foi parar em uma terra chamada Midiã e começou a criar ovelhinhas. Enquanto cuidava dos animaizinhos, ele viu algo muito estranho: uma pequena árvore estava com fogo, mas que não se queimava. Quando se aproximou, Deus o chamou, dizendo:

– Disse o Senhor: “De fato tenho visto a opressão sobre o meu povo no Egito, e também tenho escutado o seu clamor, por causa dos seus feitores, e sei quanto eles estão sofrendo. (Êxodo 3:7)
– Por isso desci para livrá-lo das mãos dos egípcios e tirá-los daqui para uma terra boa e vasta, onde manam leite e mel: (Êxodo 3:8 a)
– Vá, pois, agora; eu o envio ao faraó para tirar do Egito o meu povo, os israelitas”. (Êxodo 3:10)
– Moisés, porém, respondeu a Deus: “Quem sou eu para apresentar-me ao faraó e tirar os israelitas do Egito?” (Êxodo 3:11)
– Deus afirmou: “Eu estarei com você. Esta é a prova de que sou eu quem o envia: quando você tirar o povo do Egito, vocês prestarão culto a Deus neste monte”. (Êxodo 3:12)

Moisés, obedecendo a Deus, enfrentou Faraó e pediu para ele libertar os Hebreus, mas ele recusou. Então, o Senhor castigou o rei, até que ele libertasse o povo. Depois disso, Faraó libertou os escravos, e eles começaram a viajar até a Terra Prometida. Quando estavam chegando lá, Faraó e os seus soldados se aproximaram para trazê-los de volta ao cativeiro.

Logo a frente, havia um grande mar, o qual Móises e os Hebreus não conseguiriam atravessar. Mas Deus, com seu grande poder, abriu aquele grande mar e o povo conseguiu passar em terra seca, chegando a Terra Prometida… aleluia! Faraó e os seus soldados também tentaram prosseguir, mas o mar se fechou e eles não passaram.

Uau! Que história incrível! Quer aprender mais sobre ela? O 3Palavrinhas tem uma canção muito legal que fala sobre Moisés e a libertação do povo escravo. Clique aqui e divirta-se (link).