Jonas se escondeu de Deus. Saiba o que aconteceu

Foto: pixabay.com

Foto: pixabay.com

Ninguém consegue se esconder ou fugir de Deus, sabia? Ele conhece todos nós como ninguém e devemos sempre ser obedientes a Ele. Nossas bençãozinhas precisam saber disso, por isso a história de hoje é sobre Jonas, que tentou fugir de Deus, mas não conseguiu. Que tal aprendermos algumas lições com a história de Jonas? Vem com a gente!

Jonas tenta se esconder e fugir de Deus

Jonas era um homem bom e considerado um profeta, pois sempre dava os recados e mensagem de Deus para as pessoas, assim como o Senhor mandava.

Um dia, Deus pediu para ele ir a uma cidade chamada Nínive e falar para as pessoas daquela região mudar as atitudes pois a maldade deles estava entristecendo Deus. Jonas não quis dizer e fugiu para a cidade de Társis.

Jonas enfrenta uma forte tempestade

Jonas pegou um navio para fugir, mas quando estava em alto mar o Senhor fez com que uma tempestade muito forte chegasse ao barco em que ele estava.

Os outros homens que estavam com Jonas ficaram com muito medo, pois a tempestade era muito forte e estava destruindo o barco.

Então, eles começaram a orar aos seus deuses na tentativa de se salvarem.  Jonas sabia que a tempestade era por sua culpa, mas permaneceu dormindo escondido. Os outros procuraram Jonas até encontrá-lo e pediu que ele orasse ao Deus verdadeiro. Envergonhado, Jonas não quis orar.

Os marinheiros sabiam que aquela tempestade era por conta da desobediência de alguém, então, Jonas assumiu e disse que era servo de Deus, mas estava fugindo do seu Senhor. Todos decidiram que Jonas deveria sair do barco e por isso foi jogado em alto mar. Assim, a tempestade parou.

Um grande peixe engole Jonas

Quando Jonas foi lançado no mar,  um peixe muito grande o engoliu, e ele ficou dentro do peixe por três dias e três noites.

Dentro da barriga do peixe, Jonas orou, pediu desculpa a Deus e disse que voltaria a fazer a vontade do Senhor. Deus, então, fez com que o grande peixe cuspisse Jonas em terra firme.

– Dentro do peixe, Jonas orou ao Senhor, ao seu Deus. (Jonas 2.1)

–  Ele disse: “Em meu desespero clamei ao Senhor, e ele me respondeu. Do ventre da morte gritei por socorro e ouviste o meu clamor. (Jonas 2.2)

Jonas obedece a Deus e vai até Nínive

Em terra firme, Jonas escutou a Deus e foi obediente. Dessa vez, ele foi até Nínive e disse que a cidade seria destruída pela maldade de todos que lá moravam.

Todos escutaram Jonas, até mesmo o rei. Eles se uniram e começaram a orar, jejuar e deixaram de fazer o mal. Assim, Deus teve compaixão, se arrependeu e não destruiu mais a cidade de Nínive.

– “Deus viu o que eles fizeram e como abandonaram os seus maus caminhos. Então Deus se arrependeu e não os destruiu como tinha ameaçado.” (Jonas 3:10)

Com a história de Jonas podemos aprender que não tem como esconder de Deus e que devemos obedecer a Ele. Também aprendemos com Jonas e a cidade de Nínive que, quando nos arrependemos e oramos, Deus nos perdoa e nos dá uma nova chance.

Conte essa história para seu soldadinho e florzinha de Jesus e veja o que mais ele aprendeu com Jonas.