Família reunida à mesa, sim! Veja a importância desse momento!

3Palavrinhas - Veja a importância de se reunir à mesa com a família

 

A rotina familiar, na grande maioria dos lares, é bem intensa. É preciso aprontar as crianças para ir à escola, ir trabalhar, cuidar da casa, ajudar os filhos a fazer as atividades escolares… uma correria! E em meio a tantas obrigações resta pouco tempo para as mamães e papais terem um tempo para fazerem uma refeição com todos juntos, à mesa. Mas ter esse momento traz benefícios físicos e emocionais para todo mundo. Veja algum deles:

 

Ajuda na construção da identidade da criança

Quando os pais, avós, irmãos estão reunidos à mesa, a criança consegue ter um contato mais profundo com cada familiar e sentir de uma forma mais intensa a personalidade e o jeito de cada um. Desta forma, ao conhecer a todos, ele retém um grande aprendizado sobre o seu histórico familiar e autoconhecimento que é essencial na construção da sua identidade.

 

Os bons momentos se tornam boas memórias

Estar à mesa com toda a família, ter uma boa refeição, boas conversas e brincadeiras, são os bons momentos da vida que ficam registrados na memória, principalmente nas crianças. Então, uma forma de oferecer ao seu filho as boas lembranças da sua infância é ter esse tempo à mesa. E não precisa ser nada caro para surgir efeito, apenas ter esse momento agradável ao redor da mesa, já garantirá boas lembranças.

 

Reforça laços familiares

A tradição de se reunir à mesa também é a grande responsável por estreitar os laços familiares. Com todos juntos, é possível ter o contato visual, que infelizmente tem se tornado raro. Além disso, essa aproximação em volta da mesa reforça a admiração pelo outro, evidenciando o quanto a mamãe, o papai e as bençãozinhas são importantes um na vida do outro. Por isso, não use deste momento para pontuar características negativas, ao contrário, aproveitem e realcem as qualidades de cada um.

 

Simplifica as adversidades

Toda família enfrenta alguma situação que não é tão agradável, como briguinhas, desentendimentos ou até problemas mais sérios. Mas estar à mesa com a família traz uma nova visão a respeito das adversidades. Nessas horas, é possível identificar como é essencial ter a família unida e o apoio de todos, o que ajuda a resolver essas questões de uma forma mais saudável.

 

São vários os benefícios em se reunir com a família à mesa, então separe diariamente um momento para fazer uma refeição com todos juntos. Vocês se conhecerão ainda mais, poderão ser o suporte para o outro e dar a merecida atenção que a família tanto precisa. E deixem o celular fora desses momentos, ok? E algo muito importante: quando estiverem reunidos em volta da mesa, lembrem-se sempre de orar, pois assim como cantamos, “se na família está Jesus, é feliz o lar!” Clique aqui e cante com a gente!