Exercício físico na infância: qual a idade ideal para começar?

Foto: pixabay.com

Foto: pixabay.com

É muito importante fazer atividade física, seja caminhar, andar de bicicleta, praticar algum esporte, entre outros, e isso é para todo mundo, até mesmo para os pequenos. Exercitar regulamente faz bem para a mente, corpo e alma. Especialistas afirmam que a atividade física na infância fortalece a massa óssea e muscular, contribui para o desenvolvimento da coordenação motora e flexibilidade, ajuda na postura e equilíbrio e melhora as funções cardiovasculares.

Além disso, praticar atividade física é uma forma de combater a obesidade infantil e as doenças que podem ser acometidas por ela, como diabetes, hipertensão, etc. Se o exercício físico for realizado por meio de algum esporte coletivo, ajuda a criança a se socializar e aprender a respeitar e a lidar com desafios.

Mas será que as crianças de qualquer idade podem fazer atividade física?  Veja abaixo a idade ideal para começar:

– Quando começar? 

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), crianças e adolescentes de cinco a 17 anos de idade podem praticar atividades esportivas, de cinco a seis vezes por semana, por até 60 minutos diários.

Se você quer introduzir o seu filho no mundo dos esportes, tenha cuidado. É interessante que até a adolescência seja empregado de forma divertida. A criança deve encarar o momento como uma brincadeira e não como um treino rígido e cheio de obrigações. Caso contrário, ela pode se sentir cobrada e ter trauma da atividade, optando por desistir. Uma boa opção é apresentar vários esportes para que ela descubra qual é o seu favorito.

– Bebês

Os bebês também podem ser estimulados quanto aos exercícios físicos. Uma forma é usar os cercados, nos quais seu filho pode se esforçar para ficar em pé ou engatinhar. Espalhar brinquedos também é uma alternativa, pois assim ele terá que se movimentar para alcançar os objetos.

Se ele tiver mais de 1 ano e souber andar, comece com brincadeiras como dança, amarelinha, esconde-esconde, entre outros.

Apesar de ser muito importante, evite o excesso de exercícios. Alguns minutos diários já são suficientes. Aproveite e pratique com o seu filho. Será um momento em que vocês poderão se cuidar e se divertir juntos!