Dentição infantil: cuidados necessários nessa fase

Foto: pixabay.com

Foto: pixabay.com

Dentes x Bebês

Quando falamos sobre o desenvolvimento infantil é bom saber que cada criança tem o seu tempo e reações diferentes. Têm bebês que sofrem como o nascimento dos dentinhos e outros que nem tanto. Em geral, os dentinhos começam a aparecer entre os seis e 14 meses de vida, e o bebê pode ficar inquieto por se incomodar pela coceira que acompanha o nascimento do dente. As gengivas podem ficar inchadas e, em alguns casos, o bebê pode ter dorzinha de barriga.

Para aliviar, deixe-o usar mordedores, faça pequenas compressas geladas, inclusive deixe os mordedores na geladeira antes de entregá-lo ao bebê, pois a baixa temperatura pode amenizar a dor. Você também pode umedecer uma toalhinha limpa, colocá-la na geladeira e fazer uma compressa fria. Evite os remédios, caso ache necessário consulte o pediatra.

Dentes x Crianças

Cada criança também tem seu tempo e idade para completar a troca dos dentes. Na maioria dos casos, aos três anos de idade a criança já vai estar com os dentes de leite completo, sendo 10 na parte superior e 10 na inferior.

Quando os soldadinhos e florzinhas de Jesus chegam aos cinco ou seis anos de idade, esses dentes começam a amolecer e cair para a troca dos dentes permanentes. Geralmente, eles caem sozinhos ou com uma pequena ajuda, no entanto, podem ocorrer casos, em que esses dentes ficam bambos sem a evidência de cair. Aqui é necessário procurar um odontopediatra. A troca completa para os permanentes e o nascimento de outros dentes pode acontecer até os 12 anos.

Higiene bucal

A partir do momento que os dentinhos começam a nascer já ocorre o risco de dar cáries. Então, é muito importante que desde cedo seja realizado uma boa higienização bucal. Para os bebês, use escovas de dente bem pequenas e com as cerdas macias, própria para a idade do seu filho. A quantidade de pasta de dente deve ser pouca, comparada com um grão de arroz cru.

Para as crianças, coloque um pouco mais de pasta de dente, como o tamanho do grão de ervilha. A escovação deve acontecer de duas a três vezes ao dia, com base nas principais refeições. Se a bençãozinha ingerir mais açúcar durante o dia, o que não é recomendável, é importante que também escove os dentes.

Lembrando que a alimentação é aliada para o cuidado dos dentes. Priorize as verduras, frutas e legumes e evite os doces, balas e refrigerantes. Ensine a criança, desde pequena a cuidar dos seus dentinhos para sempre manter uma boa saúde bucal.