Conheça Barnabé: o homem que servia a Deus e ao próximo

Foto: Unsplash.com

Foto: Unsplash.com

Somos os cooperadores de Cristo. Na Bíblia, Jesus nos diz que somos a luz do mundo e o sal da Terra (Mateus 5:13-14). Cristo nos chamou para fazermos a diferença e, na Palavra, temos vários exemplos de homens e mulheres que mudaram a realidade ao seu redor. Um deles foi Barnabé. Veja a história desse grande servo de Deus.

– Barnabé o “Filho da Consolação”

Na verdade, o nome de Barnabé era José. Foram os discípulos de Jesus que lhe deram esse nome, que significa: o “Filho da Consolação” ou “Encorajador”.

A princípio, Barnabé era um levita, dono de um grande campo. Muito generoso, ele vendeu as suas terras e deu o dinheiro para os apóstolos de Jesus, que ajudavam as pessoas.

– Barnabé acolhe Saulo

Naquela época, havia um homem mal chamado Saulo. Ele era conhecido como Paulo e perseguia os cristãos. Um certo dia, ele conheceu o amor de Jesus e abandou suas maldades.

Todos duvidavam de Paulo e pensavam que ele não tinha mudado. Porém, Barnabé acreditava nele e convenceu a todos que realmente Paulo havia se tornado um amigo de Deus.

– Quando chegou a Jerusalém, tentou reunir-se aos discípulos, mas todos estavam com medo dele, não acreditando que fosse realmente um discípulo. (Atos 9:26)

–  Então Barnabé o levou aos apóstolos e lhes contou como, no caminho, Saulo vira o Senhor, que lhe falara, e como em Damasco ele havia pregado corajosamente em nome de Jesus. (Atos 9:27)

– Assim, Saulo ficou com eles, e andava com liberdade em Jerusalém, pregando corajosamente em nome do Senhor (Atos 9:28).

– Barnabé proclama a mensagem de Deus

Segundo a Bíblia, Barnabé era um homem muito bom, cheio do Espírito Santo e de fé (Atos 11:24). Ele amava ajudar as pessoas e percorreu várias regiões proclamando a mensagem de Cristo, além disso, ele fortalecia a todos. Por meio dele, muitas pessoas conheceram Jesus.

Barnabé dedicou a sua vida ao Senhor e aos outros homens. Ele ajudou, acolheu e fortaleceu aqueles que necessitavam. O seu exemplo nos faz meditar no que temos feito pelas pessoas ao nosso redor. Você tem sido um bom amigo? Como você tem ajudado aqueles que precisam?

Conte essa história para a bençãozinha, e que sejamos como Barnabé; prontos para servir e fazer a diferença no mundo!