Calebe: O homem que acreditou em Deus e foi abençoado

Foto: pixabay.com

Foto: pixabay.com

Sem fé não conseguimos agradar a Deus, assim está escrito em Hebreus 11.6. A fé, além de ser uma prova de que confiamos em Deus, nos encoraja. É um dos princípios que as bençãozinhas precisam conhecer e ter em seus coraçõezinhos, por isso, vamos contar a história de Calebe. Ele foi um homem que confiou em Deus sob todas as coisas e assim foi muito abençoado. Vamos embarcar nessa?

Calebe se torna um espião

Deus pediu a Moisés que enviasse homens para espiar as terras de Canaã, pois Ele daria essas regiões a ele e a seu povo. Dentre estes homens estava Calebe, que foi destinado a vigiar a Tribo de Judá.

Estes homens ficaram 40 dias espiando as terras de Canaã. Depois se reuniram e conversaram sobre o que viram. Eles contaram que os líderes e povos das terras que visitaram eram muito fortes e poderosos, e que não conseguiriam conquistar aquelas regiões.

Deus é quem pediu para eles irem e prometeu que lhes dariam essas terras, mas eles tiveram medo e não acreditaram no que Deus poderia fazer.

 Calebe não temeu, mas acreditou em Deus 

Calebe era um homem com muita fé e acreditou que Deus iria dar a Terra prometida. Enquanto os outros choravam e reclamavam, ele disse para as pessoas não terem medo, pois Deus os ajudaria. Calebe foi tão corajoso e teve tanta fé que Deus se alegrou e o abençoou.

“Porém o meu servo Calebe, porquanto nele houve outro espírito, e perseverou em seguir-me, eu o levarei a terra em que entrou, e a sua descendência a possuirá em herança.” (Números 14:24)

Os infiéis ficaram no deserto e Calebe conquista Hebrom

Deus ficou triste e bravo com as pessoas que não acreditaram nEle. O Senhor disse que eles não chegariam mais à terra prometida e que ficariam no deserto durante 40 anos, somente Calebe e Josué não seriam atingidos.

No deserto, muitos morreram e poucos chegaram à Terra que Deus tinha prometido. Quando Calebe já estava com 85 anos, Josué, sucessor de Moisés, chegou até ele. Assim que eles se encontraram, Calebe disse que ainda estava tão forte quanto antes para conquistar qualquer região. Então, Josué deu a terra de Hebrom para que Calebe a conquistasse, e assim aconteceu.

Calebe teve fé e confiou em seu Deus e por isso foi muito abençoado. Ele foi reconhecido por Deus como homem de fé e nenhum mal lhe aconteceu. Pela sua coragem e paciência, ele alcançou a terra prometida.

Essa é uma incrível história para contarmos às bençãozinhas. Em todas as situações devemos confiar em Deus. Nossa fé deve ser maior que os nossos medos, pois Ele cuida daqueles que nEle confia. Além disso, devemos ter paciência, pois as coisas não acontecem em nosso tempo, e sim no de Deus.

Conte a história de Calebe para os soldadinhos e florzinhas de Jesus para que eles se sintam motivados a confiar e esperar em Deus, pois a recompensa sempre vem. Tenham uma ótima leitura!