A fase dos porquês

“Como a chuva cai do céu?”, “Por que as pessoas morrem?”, “De onde vêm os bebês?” se o seu filho possui entre dois  e cinco anos de idade certamente você já ouviu ele perguntar coisas semelhantes. Chamada de “fase dos porquês”, esse período deve ser encarado pelos pais com naturalidade e compreensão, afinal de contas a infância é um período de descobertas contínuas, onde qualquer informação que possa parecer inusitada aos olhos dos pequenos é vista como uma grande novidade. Por isso, listamos abaixo  respostas para algumas das perguntas mais complicadas que as crianças costumam fazer. Confira!

children, childhood, ecology and happy people concept - beautiful girl sitting at table, looking up and dreaming over green background

“Por que as pessoas morrem?”

Essa pergunta aparece em algum momento delicado, geralmente quando um parente muito próximo vem a falecer, mas é importante que você explique que a morte é uma coisa natural da vida e que todos vamos passar por ela. Se a criança ainda for muito pequena e não entender bem é bacana que você tente ilustrar a situação, como “fulano está descansando com os anjinhos no céu”, por exemplo.

“Por que o sol é tão grande e ninguém pode morar lá?”

Se tem uma coisa que deixa as crianças curiosas essa certamente é a natureza e seus fenômenos. Quando seu pequeno fazer esse questionamento explique  que o sol não tão gigante quanto parece ser, pelo contrário do que se imagina ele é muito menor que a maioria das estrelas que podemos ver no céu. Mas viver naquele ambiente não seria possível por causa da sua temperatura de 6.000°C que infelizmente o torna inabitável.

“Por que soluçamos?”

A maioria das crianças acham divertido e inusitado esse barulhinho peculiar que sai da boca e por isso ficam intrigadas como e porque isso acontece. Para explica-las vale recorrer a imagens ilustrativas mostrando que esse “hic, hic” nada mais é que um fenômeno que ocorre dentro do nosso organismo que é produzido através do diafragma, quando pressionado pelos músculos do abdômen o órgão provoca contrações involuntárias que interrompem o ar emitindo esse som que provoca tantas risadas nos pequenos.

5

“Por que quando eu brinco sai água debaixo dos meus braços?”

Explique que essa é uma reação natural do nosso organismo e isso se chama suor. Se você quiser dar uma verdadeira aula de biologia, vale incrementar a pergunta dizendo que esse líquido é composto pela água que bebemos e é produzido quando fazemos algum exercício físico, no calor ou até mesmo em situações de nervosismo e ansiedade.

 “De onde vêm os bebês?”

Essa talvez seja a mais embaraçosa delas. É muito importante que você não fique nervoso e nem trate o tema como tabu, afinal os pais são os maiores referenciais da criança e é a partir do ensinamento deles que elas constroem uma visão de mundo. Você pode usar o conto da sementinha, ou apelar para livros específicos ou até mesmo contar com a ajuda de um especialista, como um professor de ciências, um psicólogo da família, por exemplo.