A bençãozinha recusa novos alimentos? Pode ser neofobia alimentar!

Foto: pixabay.com

Foto: pixabay.com

Chegou a hora de comer, e a bençãozinha começou a fazer cara feia? Ela também bate o pé quando vai experimentar novos alimentos, principalmente, verduras, legumes e frutas? Pode ser neofobia alimentar.

Segundo especialistas, esse comportamento é muito comum na infância, principalmente após o desmame e até os sete anos de idade. Caracteriza-se pelo medo que a criança tem de provar novos sabores e alimentos. A restrição preocupa bastante os pais, que, na maioria das vezes, não sabem o que fazer.

Por ser uma fobia passageira é importante que os pais persistam na alimentação saudável e criem bons hábitos alimentares no filho, pois isso será refletido na fase adulta.

Para passar essa fase de forma mais tranquila e evitar que a bençãozinha deixe de ingerir alimentos importantes para a saúde, converse com o seu filho sobre a necessidade de ingerir frutas, legumes e frutas; apresente um prato divertido; para atrair a criança, peça ajuda no preparo da refeição, assim, ela já vai conhecer o alimento e diminuir a estranheza pelo alimento.

Nutricionistas recomendam que o preparo do alimento que a criança recusa seja feito de formas, texturas e combinações diferentes.  Nada de fazer chantagens e forçar o seu filho a comer a qualquer custo.

Os pais de bebês devem ficar ainda mais atentos e insistir no consumo das comidinhas já no início. Nada de interromper quando os pequeninos fizerem careta. Se o seu filho fez uma careta negativa e recusou a comida, espere um tempo e tente introduzir novamente, se necessário prepare de forma diferente.

Caso o seu filho tenha uma restrição muito grande, se alimentando apenas de massas e doces, procure um pediatra ou nutricionista para ver se há alguma carência de nutrientes e se há algum tratamento específico.

Apesar de, em alguns casos, a educação alimentar ser bem difícil, com persistência e muita calma a bençãozinha terá um relacionamento muito mais saudável com a comida. Aproveite e ensine ao seu filho a ser grato por todos os lanches. Clique aqui (link) e com uma música bem legal mostre a ele que devemos agradecer ao Senhor pelo alimento que temos.