A bençãozinha não para de fazer perguntas? Isso é um bom sinal!!

Pergunta - criança

Sua bençãozinha te enche de perguntas e quando você responde, os questionamentos parecem que se multiplicam? Ela também quer saber tudo e sempre está curiosa? Saiba que isso não está relacionado à falta de educação ou a alguma alteração comportamental fora do comum. Claro, que a mamãe e o papai devem estipular limites e ensinar que existe hora certa para tudo, inclusive para as perguntas, mas é sempre saudável que essa curiosidade esteja presente.

Em cada fase da criança, toda novidade desperta grande curiosidade e para cada época ela manifesta a curiosidade de uma forma. Os bebes querem colocar as mãozinhas em tudo que veem , além de querer levar tudo a boca, e depois, quando começam a falar… querem perguntar sobre tudo, e essas perguntas vão ficando cada vez mais complicadas de responder. Se você está passando por isso e não sabe o que responder, leia o post aqui no site mesmo: “A fase dos porquês

Estes questionamentos estão relacionados ao interesse da criança por determinado assunto, palavra ou objeto e colaboram diretamente com o progresso da aprendizagem, já que faz com que a criança se dedique e corra atrás do conhecimento.

Veja abaixo 5 dicas para contribuir com esse estímulo:

– Livros, jornais e revistas

Esses materiais trazem muitas imagens e novas histórias que trabalham com a imaginação da bençãozinha e desperta sua curiosidade por tudo que é novo, palavras, histórias, imagens, ou até mesmo associar um assunto a outro.

Criança - 3Palavrinhas

–  Tecnologia

A tecnologia oferece várias distrações, são informações que funcionam como um mundo de descobertas para os pequenos. Tanta novidade, provoca o interesse e aumenta a curiosidade. Além disso, também é o meio para que as bençãozinhas que já sabem ler e escrever encontrem resposta para suas dúvidas. Lembrando que é sempre bom estarem acompanhadas de um adulto.

– Uma pergunta leva a outra

Seja na escola ou em casa, existem perguntas que provocam a imaginação e estimulam o interesse em determinado assunto. Essa tática é mais apropriada para crianças que já estão em nível escolar, e podem ser trabalhadas logo no início das aulas para ir envolvendo a criança com o tema a ser ensinado.

Por exemplo, se for uma escola bíblica, você pode perguntar quem foi Ester ou até mesmo Jesus. Provavelmente se ela não conhece vai se concentrar ao máximo para aprender e fazer muitas perguntas até explorar a história completa.

– Museus, zoológicos, teatro, etc:

Esses lugares dispõem de várias características que, para as crianças, são novidades e tudo que é novo desperta bastante curiosidade e interesse Passeios nesses lugares além de estimular a curiosidade, também colabora com o progresso do conhecimento, pois trazem experiências visuais que fortalecem o aprendizado.

– Rotina familiar:

A rotina familiar também pode aumentar a curiosidade da criança, então envolvê-la nas tarefas domésticas, como ajudar na cozinha, arrumar o quarto, entre outras que são novidades para ela, são meios de estimular seu interesse. Se a criança já colabora com as atividades do lar, então, basta fazer pequenas alterações que também irão provocar curiosidade. Lembrando, que é necessário estipular a atividade de acordo com a idade da criança.

Quando sua bençãozinha te pergunta algo é porque isso é muito importante para ela e, também, porque confia que você irá responder corretamente. Então, responda de forma correta e na linguagem que ela entenda. Isso, além de aumentar a confiança dele em você, colabora com que ela tenha mais interesse em aprender coisas novas.

Caso você não saiba responder é melhor que você diga que não sabe mas, que em outra oportunidade irá explicar, ou aproveite, use a dúvida para buscar a resposta juntos, e terão mais um ótimo tempo de convivência!