5 brincadeiras para estimular a coordenação motora das bençãozinhas

crianças

Toda criança ama brincar, não é mesmo? E para divertir nossas bençãozinhas existem muitos passatempos, é pula-pula, pega-pega, pula corda…. entre muitas outras, diversão é que não falta. E no meio de tantas brincadeiras, têm algumas que estimulam a coordenação motora da criança, que é a capacidade do corpo em realizar movimentos.

Desde bebê, as brincadeiras já podem ajudar a manter o equilíbrio e colaborar para o desenvolvimento dos movimentos. Para cada idade, existem recreações específicas que ajudam na coordenação motora. Então, listamos 5 brincadeiras que todo papai e mamãe pode fazer com seus filhos para ajudar no trabalho motor:

– Rasgar papel

Se sua bençãozinha ainda é bem pequena, com menos de dois anos, uma boa opção para estimular a coordenação motora é rasgar papel.  Por usar as mãozinhas, a ação estimula os movimentos e os bebês ainda acham muito engraçado. Mas a mamãe e o papai precisam ficar atentos para o pequenino não engolir pedacinhos de papel.

– Massinha

Por ser uma brincadeira que também exige o uso das mãos, com a massinha a criança aprende a pegar, usar a força e formar desenhos. Além disso, trabalha com a imaginação das bençãozinhas. Essa brincadeira é indicada para crianças acima de 3 anos, porque já entendem que não podem levar à boca.

–  Bambolê

Bambolê

Uma brincadeira para as crianças acima de 3 anos, o bambolê estimula a coordenação motora ampla. Para manter o bambolê girando na cintura a criança precisa realizar alguns movimentos específicos, o que estimula muito a coordenação, além, de ajudar com o equilíbrio. Você pode usar o bambolê para brincadeiras de pular fora e dentro do círculo no chão, onde crianças menores também conseguirão participar.

– Brincadeiras na cozinha

Peça a ajuda dos pequeninos para a montagem dos pratos. Biscoitinhos são sempre uma ótima ideia. Com os dedinhos em posição de pinça, eles podem confeitá-lo. Montar o próprio prato, formando carinhas, casinhas ou flores também vira uma diversão, e os pequenos são estimulados a encaixarem cada alimento na posição correta, desenvolvendo o controle motor.

– Desenhar e colorir

Por ser manual e permitir que a criança crie riscos, desenhar, é uma atividade que colabora para o desenvolvimento da coordenação e também trabalha com a imaginação da bençãozinha. Quando a criança já começar a utilizar o lápis, geralmente após os 3 anos, essa atividade é importante para desenvolver a coordenação motora fina. Ao colorir desenhos já prontos, usar o espaço limitado torna-se um desafio!

Além dessas brincadeiras, existem outras que também colaboram com o desenvolvimento dos movimentos, como pular corda, jogos de encaixe e dobraduras.

Como nossa turminha se preocupa com as bençãozinhas, aqui em nosso site (colocar o link), você encontra desenhos para seus filhos colorirem e trabalharem com a coordenação motora.

Divirtam-se!